domingo, 5 de março de 2017

Reutilizemos!

Sabiam que os materiais de embrulho que uso são quase todos reciclados e reutilizados? E que quase todos os carimbos são feitos por mim, com materiais bastante básicos?!
Sempre que vou ao mini/supermercado, procuro materiais que iriam para a reciclagem,e assim podem ainda ter uma vida útil, e terão ainda outras, se vocês os utilizarem depois! Uma sugestão poderia ser para fazer pacotinhos para embalar sementes, ou quiçá para embrulhar qualquer outra coisa! Aproveito o cartão, para embalar frascos ou fazer cartões, e papel pardo grosso, caixas de papelão, e até os sabões, a melhor forma que encontrei ao longo do tempo para os armazenar, são caixas de sapatos, que por sinal costumam trazer outros papeis bem interessantes. Num mundo em que se consome tanto, valha-nos dar uma vida mais longa a estes produtos, reutilizemos!! 
O papel que uso para imprimir os rótulos, esse sim, é comprado: quer o mais escuro, quer o mais claro, são papel reciclado, e descobri que infelizmente, neste momento, não há nenhuma empresa a produzi-lo no nosso país. Não é triste? Triste como viver numa zona maravilhosa, que está a ver a sua floresta nativa (?) a desaparecer devido à monocultura de eucalipto, que tem contribuído de diversas formas para a desertificação do interior e das nossas terras, outrora férteis. Ah, resta dizer que também corto as folhas, para fazer os A4 para impressão! Por isso, se encontrarem sabões rotulados à mão, carimbados... é porque os meus outros afazeres me roubam tempo para esses trabalhos, mas não seja por isso - há sempre criatividade e carimbos para ajudar a rotular os produtos!
Até os saquinhos onde vos envio os produtos, são cortados ao meio, para que possa fazer dois, pois a maioria das vezes são grandes demais! E assim, nas horas vagas, lá me entretenho a fazer saquinhos com a outra metade.
E os carimbos?!? Os carimbos são feitos com um x-acto e borrachas de apagar, e muita paciência, ajudada pelos meus olhos de míope e pela minha predilecção pela minúcia. Primeiro dei mil e uma voltas para descobrir onde os fazer, depois descobri que seria caríssimo, e depois de algumas experiências noutros materiais, voilá, descobri que podia também fazer os carimbos que precisava! Muitas vezes é tão simples resolver "problemas" com materiais que existem em nossa volta, sempre ao nosso dispor... basta olhá-los com outros olhos, e ver as possibilidades!




2 comentários:

  1. Aprecio a minúcia ( não é do signo Virgem?)mas não é o meu forte, falta-me a paciência e destreza manual. Já na reutilização concordo em género e número.Sinto um prazer enorme dar uma nova vida a materiais abandonados. Parece que estão mesmo ali a pedir uma 2ª chance!

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria! Por acaso sou Gémeos, daí também ser um bocadinho a mulher dos sete ofícios, como às vezes dizem!... mas percebo a ligação!
    Se sempre fui adepta da reutilização, no ultimo ano tem sido quase caricato as coisas que tenho encontrado, como se fossem encomendadas! O lixo de uns é o tesouro de outros! E ainda bem :) pois assim podemos ser mais criativos e poupar a nossa Mãe Terra!!

    ResponderEliminar